INTRODUÇÃO: DIGITAL LOGIC

UM JOGO RPG PARA O ENSINO DE LÓGICA COMPUTACIONAL

Por: Caroline Mendes Costa¹, Rebeca Menezes Costa² ; São Paulo, Dezembro de 2020.




Digital Logic é um jogo educativo que tem por objetivo auxiliar no estudo da Lógica Computacional. Nele, o jogador conhece G.A.IA (Gerenciadora Autônoma da Inteligência Artificial), a inteligência artificial responsável por manter o equilíbrio e a saúde do mundo digital. Ela foi sequestrada pelo terrível vilão C.A.O.S (Centro de Aniquilação dos Órgãos Sistêmicos) que espalhou a desordem e corrupção virtual, e conta com a ajuda do jogador para derrotá-lo e restaurar a paz e a ordem.



Para derrotar o vírus, o jogador é transformado em dados, onde pode escolher entre ser um Elfo ou uma Elfa, além de definir como será chamado. Uma vez dentro do mundo virtual, seu objetivo será adquirir os conhecimentos necessários para vencer os desafios propostos. No início de cada fase, o NPC (Non-Player Character – Personagem não jogável) Métis, uma fada, irá apresentar o conteúdo educativo referente à matéria de Lógica Computacional. O jogador ainda conta com a ajuda de Urano (marido de G.A.I.A), que participará das batalhas, cuja principal função é servir de suporte. Após completar todos os puzzles, chegará o momento de derrotar o vilão final. Para isso será preciso acertar, no mínimo, seis perguntas de um total de dez.



O jogo possui um total de quatro fases, cada uma com cerca de 4 a 5 minutos de duração, totalizando, aproximadamente, 18 minutos de jogabilidade. Todos os personagens criados possuem nomes que remetem à mitologia grega, desde Titãs, até criaturas. Como a lógica foi descoberta por Aristóteles, na antiga Grécia, foi utilizado como referência a mitologia da época para o desenvolvimento. Ainda há duas possibilidades de final. Caso os cinco fragmentos de antivírus sejam recolhidos, ocorre uma batalha final, onde C.A.O.S é derrotado. No outro final, G.A.I.A decide prender o vilão na quarentena, que poderia ser aproveitado em uma futura sequência.



 INSTRUÇÕES DO JOGO

 - Para andar, utilize as setas direcionais. 
 - Para atacar ou dar uma ação, utilize a tecla Z. 
 - Para cancelar uma ação ou abrir o menu, utilize a tecla X. 
 - Os itens "Blue Bits" e "Red Bits" são utilizados para recuperar uma porcentagem da vida. 
 - Sempre fale com a Métis para adquirir o conteúdo educativo. 


O modelo de jogo utilizado no projeto, foi o JRPG (Japanese Role Playing Game), que é uma variação do RPG. De forma simplificada, pode-se dizer que o RPG é um jogo de interpretação, onde a pessoa controla um personagem em um mundo com enredo bem definido, e deverá cumprir certas tarefas para adquirir experiência o suficiente para derrotar o vilão final. Neste estilo, o jogador se torna o próprio personagem. A principal diferença deste para o JRPG, é o funcionamento das batalhas, pois, no molde japonês, são realizadas por turnos, ou seja, cada um, seja inimigo ou aliado, tem sua vez de atacar, e, geralmente, a pessoa controla uma equipe e não um herói solo. Podemos citar Pokémon e Chrono Trigger como jogos famosos com tal mecânica.


Foi utilizado em sua construção, um jogo open-source (código livre) voltado ao entretenimento foi transformado em educativo, ou seja, foi criado um MOD (Modificações em Jogos Digitais). Em termos simples, é o processo de compreensão do funcionamento de uma máquina ou programa. Ela permite conhecer como o sistema foi desenhado e planejado, possibilitando a criação de um novo projeto, com base nos dados coletados ou de melhorias nos já existentes. É importante destacar, que não pode ser considerada como plágio, porque é apenas um estudo do que foi criado e não uma replicação do mesmo.


O projeto passou por diversas etapas de ajustes, principalmente na parte gráfica e sonora. Para ilustrar os níveis de modificações realizadas, foram listados seis itens que compõem o jogo: Codificação, Arte, Cenário, Música e Sons, Narrativa, Mecânica e Conteúdo Educativo. Embora não tenha sido alterado tantos aspectos referente a codificação, foi criado novos desafios que não estavam presentes no original, como, por exemplo, o labirinto que apresenta um certo tempo para conclusão, onde o jogador tem que achar os conectivos certos para destrancar a porta. Por fim, foi feito o upload do arquivo para a web e disponibilizado para as plataformas Windows e Linux. A pretensão é de que, futuramente, seja inclusa a opção para mobile.


Do lado esquerdo temos a imagem do jogo original.
 Do lado direito o projeto modificado.
Após a realização e finalização do projeto, pode-se dizer que o JRPG é um modelo de jogo que se assemelha com a vida, porque, no cotidiano, o ser humano tem que  enfrentar diversos desafios cada vez mais difíceis e adquirir experiência o suficiente para superar cada fase.






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